Fenneart - 1ª parte

Filed under: by: Augusto Medeiros

Nesse momento estou na lan house olhando para a rua 15. Bem, não estou numa cidade, mas bem que poderia se chamar cidade essa grande feira que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, na histórica cidade de Olinda.
A feira ocupa todos os espaços do gigantesco Centro de Convenções, com suas 22 'ruas' e quase 600 stands de artistas de todas as cidades pernambucanas, artistas de todos os estados brasileiros e mais 30 países.
Começou no dia 4 e vai até o dia 13, tendo esse ano (na sua nona edição) a maior expectativa em público e em lucros.
Durante a feira, acontecem rodadas de negócios, desfiles de moda e shows.
Os stands que têm uma certa concorrência (não de compradores, mas de pessoas querendo apreciar as peças expostas) são os stands de outros países, como a arte peruana que é na verdade o artesanato dos remanescentes dos Incas. Outro que tem um certo volume de visitantes é a parte de artesãos do oriente, onde são encontradas figuras religiosas, como o Buda.

Como sempre, carnaval

Pernambuco tem o carnaval mais multicultural do Brasil (leia-se do mundo, porque são poucos os países que comemoram o carnaval como o Brasil), e o frevo, o mais pernambucano dos ritmos, não poderia faltar na IX Fenneart. Eu cheguei na Praça dos Mestres ( o hall de entrada da feira), e fui atraido por um som peculiar, ao me aproximar, dei de cara com um bloco carnavalesco (isso mesmo). Era o bloco Flor de Eucalipto, que estava na "Rua 1". Esse bloco fez todo o percurso entre as 22 ruas da feira (e eu acompanhei o bloco).
Idéia genial essa de colocar blocos nas ruas da feira, porque você visita toda a feira sem sentir, ao som dos antigos frevos de bloco. Parabéns pra organização.


Bem... primeiro post da cobertura da IX Fenneart. Nos próximos dias mais detalhes e fotos do evento. Agora tenho que ir porque minha hora na 'lan house' da feira acabou (risos)

0 comentários: