Páscoa Capitalista

Filed under: by: Augusto Medeiros

O que significa a Semana Santa?? Para os cristãos, Semana Santa é um tempo de penitência, de orações e acima de tudo, reconhecer nossas faltas e assumir nossas culpas diante de Deus. Para os ateus, não passa de mais um feriado (esse um feriado prolongado) sem trabalho e ainda com muita glicose do chocolate.

A Semana Santa (que começa no domingo de Ramos e termina na Páscoa) tem seu período máximo a partir da quinta-feira, quando Cristo, num gesto de humildade, lavou os pés dos seus seguidores mais próximos. A partir desse dia (reza a lenda) que o consumo de carne vermelha é pecado, em respeito ao corpo de Cristo. Então, há o consumo de peixe e vinho, já que o vinho foi a bebida servida na última ceia.

Mas o principal objetivo pelo qual escrevo nessa Sexta Feira da Paixão, é a banalização desta data. O que seria uma data de orações e de gestos de fraternidade se transforma em mais uma data de consumismo. Perceba como as grandes lojas se enfeitam e ficam repletas de chocolate e os tradicionais ovos de chocolate. Perceba também as grandes lojas de bebidas, que dispõe de estoque extra de vinho... Fora as festas que acontecem por aí, cito aqui o verdadeiro "Carnaval" que acontece aqui perto, na cidade de Gravatá e a famosa praia.

Aos poucos, o significado da palavra espiritualidade vai dando lugar ao capitalismo.
Nesse post não tomo partido dos cristão, nem desmereço os ateus, mas o respeito com quem crê e quem tem fé deveria ser levado mais a sério.

Ah... já ia me esquecendo. Semana Santa é tempo de partilha, de compartilhar tudo que você tem muito com aqueles que nada tem. Você? Faz isso?

0 comentários: