Televisão Sensacional

Filed under: by: Augusto Medeiros

Hoje me pararam e me perguntaram se eu assisto tv. A minha resposta foi negativa... por duas razões:

  • Eu trabalho e estudo, não tenho tempo de ficar na frente da tv,
  • E não há nada de aproveitável na tv brasileira.

Daí você me pergunta "nem os telejornais?" E eu te respondo que sim.

A televisão brasileira já fez coisas geniais, novelas maravilhosas (como as inesquecíveis "Irmãos Coragem", "Roque Santeiro", dentre outras), mas hoje, a tv brasileira eu considero de uma qualidade quase que negativa.

Ultimamente estamos sendo bombardeados com notícias sobre o bárbaro incidente com a garotinha Isabela que foi jogada do 6º andar. Realmente foi um crime chocante e todo o Brasil está perplexo com a capacidade humana de matar, principalmente pessoas indefesas que não têm como se defender. Mas a imprensa está "usando" esse episódio triste da nossa sociedade para ganhar audiência... ou você esqueceu que tudo que a televisão faz é para ganhar audiência?? É claro que a sede por pontos no Ibope chegou nos telejornais. Há um programa aí que eu nem sei o nome, mas que é apresentado pelo José Luiz Datena que na minha opinião deveria ser colocado fora do ar, porque o sensacionalismo que ele faz com o crime se torna quase uma apologia ao crime. E olhe que esse assunto da pequena Isabela vai render e muito (render no sentido de demorar e também no render = lucrar)

Esse caso da Isabela nos faz lembrar de um parecido que também chocou a opinião pública que foi o brutal assassinato do pequeno João Hélio, lembra??? Pode ser que não, porque passamos exatos 15 dias ouvindo notícias relacionadas a esse assassinato bárbaro. Mas hoje, está tudo no esquecimento. Não há novidades no caso, não há notícias para ser vinculadas, não há lucro.

Voltando para minha terra, meu nordeste... há 3 anos que ouvimos falar do assassinato das garotas Maria Eduarda e Tarcila Gusmão (âmbas com 16 anos, assassinadas na paradisíaca praia de Serrambi). Você é capaz de contar quantos programas policiais regionais (e digo com toda certeza, os jornais policiais do Recife e região metropolitana são os piores na questão sensacionalismo) já foram feitos com esse assunto??

Enfim, tudo isso está relacionado a violência (que vai render uma futura postagem. Aguardem). Mas a apelação que está a tv brasileira não há precendentes. Vejo num futuro próximo que as novelas serão proibidas para menores de 18 anos. E de uma coisa eu tenho certeza: eu, sendo pai, nunca iria deixar meu filho assistir o que se passa hoje na tv.

1 comentários:

On 4 de abril de 2008 às 18:53 , Bru Holmes disse...

Realmente, a TV tá uma bosta(com o perdão da palavra).
As novelas?As mesmas.
Os telejornais?Explorando a tristeza de várias pessoas pra aumentar a audiência e ganhar dinheiro...sempre ele.
Lamentável!