Carnaval 2009 - COBERTURA

Filed under: by: Augusto Medeiros

Urbanautas presente no carnaval, mas longe dos pracatuns baianos e dos chiriguiduns cariocas, então, nós estaremos presente no Carnaval Multicultural do Recife, em especial, no Festival Rec Beat, chamado de Pólo Mangue do Carnaval Descentralizado da Prefeitura do Recife.


Promovendo uma ponte entre o Carnaval do Recife e a música do mundo, o Festival Rec-Beat chega à sua 14ª edição cada vez mais antenado. Um leque de opções de ritmos e estilos se abre neste festival, que cresce de tamanho e importância a cada ano. Entre os dias 21 e 24 de fevereiro, o Cais da Alfândega, nas margens do Rio Capibaribe, no Recife Antigo, novamente será palco do evento, atraindo a atenção de mais de 20 mil pessoas por noite para prestigiar as apresentações. O Rec-Beat, evento criado e idealizado pelo jornalista e produtor cultural Antônio Gutierrez (Gutie), tem mantido ao longo dos anos a tradição de revelar novas atrações e de apresentar um belo quadro da música mundial aos foliões que chegam ao Recife nesta época festiva.

Iniciando hoje o Rec Beat, e já divulgando as atrações do Festival.

Hoje, 21 de Fevereiro:
CATARINA DEE JAH (PE)
CAMARONES ORQUESTRA GUITARRÍSTICA (RN)
ORIGINAL HAMSTER (CHILE)

DJ DOLORES E BANDA (PE)
GOGOL BORDELLO>>EUGENE HÜTZ (UCRÂNIA)

Amanhã, 22 de Fevereiro:
QUANTA LADEIRA (PE)
RIVER RAID (PE)
CLAY ROSS (EUA)
VITOR ARAÚJO TRIO (PE)
WYSA (ANGOLA)
EDDIE (PE)


Segunda, 23 de Fevereiro:
RECBITINHO: PALHAÇADAS - HISTÓRIA DE UM CIRCO SEM LONA (PE)
RECBITINHO: DIXIE SQUARE BAND (SP)
JOÃO DO MORRO (PE)
NUAGES (EQUADOR)
SKA MARIA PASTORA (PE)
SILVIA MACHETE (RJ)
DESORDEN PÚBLICO (VENEZUELA)

Terça, 24 de Fevereiro:
BURRO MORTO (PB)
JUNIO BARRETO (PE)
GIOVANNA (URUGUAI)
BOMBA ESTÉREO (COLÔMBIA)
CORDEL DO FOGO ENCANTADO (PE)




Destaques dessa edição:

(O grande destaque dessa edição não vai mais se apresentar no Rec Beat, que seria a banda Africa Bambaataa).

Cordel do Fogo Encantado (PE)

Foi no Palco do Rec Beat do carnaval de 1999 que surgia para todo o Brasil o Cordel do Fogo Encantado. Proveniente do Teatro, o espetáculo cênico promovido pela banda se apresentou no Rec Beat e foi ligeiramente aprovado pelo público. Desde aquela edição, a banda vem crescendo, com novos projetos e projetos já lançados em consolidação, como o álbum MTV Apresenta, que teve uma grande aceitação, principalmente pelo público do sul.

Bomba Estéreo (Colômbia)

Promete fazer um grande show no palco do Rec Beat esse ano. A banda faz uma mistura de ritmos caribenhos com hip hop e música eletrônica. A banda, liderada por uma cantora Li Saumet, está sacudindo Bogotá com muito reggaeton, dub e electro. Bomba Estereo lançou seu primeiro disco em 2006 e com ele circulou pela Venezuela, Argentina e Chile. Atualmente trabalham no segundo disco chamado "Estalla", lançado no ano passado.

João do Morro (PE)

Das carrocinhas de CD falsificado para o mundo!
Sua trajetória impressiona e assusta, não só pela polêmica mas também pelas suas letras debochadas e irreverentes, desenhando um retrato-falado dos guettos e das favelas do Recife. Parido no Morro da Conceição, João que adotou como sobrenome o seu bairro, vem pouco a pouco conquistando a mídia pernambucana, fazendo os formadores de opinião e pessoas das classes mais altas prestarem atenção no seu samba irreverente e muito diferente. Suas músicas são gravadas ao vivo nos guettos, e nas suas letras, retrata o universo em que vive, tratando com uma visão única alguns assuntos, como homossexualidade, estética capilar, jornalismo, marias gasolinas, telefones sem crédito, aproveitadores, etc. E agora, se torna Porta-Voz da periferia no palco mais chique do carnaval recifense.

Amanhã, resumo do que será essa primeira noite de festival e outros destaques dessa edição.

0 comentários: