The dream is gone

Filed under: by: Augusto Medeiros

O tecladista e membro fundador do Pink Floyd, Richard Wright, morreu nesta segunda-feira aos 65 anos após uma curta batalha contra o câncer, conforme anunciou seu assessor. 

Wright nasceu em 28 de julho de 1943, em Londres, e conheceu seus companheiros de banda, Roger Waters (baixo) e Nick Mason (bateria), ainda na faculdade. Ele era o terceiro compositor do Pink Floyd e contribuiu com músicas nos principais álbuns do grupo inglês como “Dark Side Of The Moon” (1973) e “Wish You Were Here” (1975). 

Em “Dark Side Of The Moon”, Wright participou do processo de composição de seis das nove músicas, entre elas “Time”, um dos maiores hits do álbum. “Dark Side” que se tornou um dos discos mais vendido da história da música ficou 14 anos na parada dos 200 mais populares da “Bilboard”. Outro grande sucesso que teve participação de Wright foi a canção “Shine on You Crazy Diamond”, de “Wish You Were Here”. 

Wright lançou seu primeiro disco solo, “Wet Dream”, em 1978. No ano seguinte, ele foi demitido como membro oficial do Pink Floyd pelo baixista Roger Waters e em seguida contratado como músico de apoio. 

Somente em 1987, durante as gravações de “A Momentary Lapse of Reason”, Wright retornou ao Pink Floyd como membro, mas sem participar da composição do álbum. O tecladista voltaria a participar do processo criativo do Floyd no álbum “Division Bell”, de 1994, compondo em parceria com David Gilmour as músicas “Cluster One”, “What Do You Want From Me”, “Marooned”, “Wearing The Inside Out” e “Keep Talking”. 

Depois disso, Wright lançaria seu segundo disco solo, “Broken China”, em 1996, que conta com participação da cantora Sinead O’Connor, nas faixas "Reaching for the Rail" e "Breakthrough". 

No dia 2 de julho de 2005, Rick Wright participou do histórico show de reunião do Pink Floyd no festival Live Aid, no Hyde Park, em Londres. “A família de Richard Wright, membro fundador do Pink Floyd, anuncia com grande tristeza que Richard morreu hoje, depois de uma rápida batalha contra o câncer”, disse seu porta-voz em um comunicado.

1 comentários:

On 17 de setembro de 2008 às 16:25 , Bru Holmes disse...

Ah, Tinho, eu ia postar sobre isso...
Mas enfim...que Rick descanse em paz!